São Paulo F.C



São Paulo recebe Prêmio CONAFUT por protocolo contra Covid-19

Médico José Sanchez representa o clube na quinta edição da premiação

arbo2.jpg

O São Paulo Futebol Clube, representado pelo Doutor José Sanchez, foi premiado na quinta edição da CONAFUT (Conferência Nacional de Futebol) pelo melhor protocolo de controle e prevenção da Covid-19 em 2020. A cerimônia foi realizada pela internet.

Ao lado de Stemberg Vasconcelos, médico do Sport, outro clube premiado neste quesito, Sanchez fez uma apresentação sobre as medidas adotadas pelo Tricolor durante a pandemia. 

Desde o retorno do futebol, em 2020, o São Paulo estabeleceu uma rotina de testagem e controle interno para evitar contaminação pelo coronavírus no elenco e nos demais funcionários. O CT da Barra Funda passou por adaptações para aumentar a segurança de todos os envolvidos. 

"Não é um projeto de uma só pessoa, mas de um grupo de profissionais que se viram diante de uma situação nova para todos, diante de uma patologia da qual não se sabia muito. A gente precisava criar uma forma de enfrentar esse flagelo. Primeiro, houve um período de afastamento. Quando começamos a pensar em voltar, fizemos várias reuniões com diversos profissionais da área de saúde. Criamos uma série de protocolos sobre como se comportar diante de uma doença de transmissão viral e respiratória. Ficou claro que o uso de máscara, o afastamento e a higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel são fundamentais", disse Sanchez.

"Continuamos com os cuidados, evitando atividades em áreas internas. A alimentação é preparada e servida com a maior cautela possível aos profissionais. É um trabalho diário, de muita insistência, de vários profissionais do clube. É preciso que todos entendam que não é um processo individual, mas coletivo. Se nosso protocolo teve algum sucesso, com baixo número de contaminados, foi pela participação de todos", complementou.